sábado, 22 de maio de 2010

Virtudes e verdades

Uma pessoa que não cultiva no coração a virtude da esperança, não consegue sonhar, quando muito tem fantasias, não conseguirá crescer, mas viverá como parasita em uma dependência assassina do outro e satisfeito na paz de sua acomodação.
É preciso ter coragem para lutar, caso contrário será devorado pelo medo e a covardia minará o seu ser. Geralmente temos medo de ir à luta, de sermos devorados pelos monstros que nossa mente medrosa cria e recria quando estamos na fronteira de nossos desafios. Eu vi uma cena que me fez questionar, estava eu na roça quando observei a atitude de uma galinha de angola, ela movia-se em uma carreira para uma poça de água; quando um cão raivoso se pôs a ladrar. No susto inicial ela recuou e a certa distancia do cão, pôs-se a observar como alguém pensativo. O cão insistia em ladrar e rosnando dava passo a frente com quem ia avançar, a angola num gesto arrojado de coragem lançou contra o inimigo com as asas abertas e bico aguçado, não dava trégua ao cão alguns minutos depois o cão assustado fugia e ela cansada e com algumas penas retiradas aproximava do poço de água. Com isso eu aprendi que quem tem medo de perder penas ou colecionar cicatrizes morre de sede próximo da água
“Tenha fé na vida” eternizou o “maluco beleza” em uma de sua letras, definitivamente só ter fé na vida não basta; é preciso ter fé em Deus em sua palavra e nas suas promessas. Sem fé em Deus não se tem como escapar do vazio angustiante que se desenha constantemente a nossa frente.
É preciso saber cativar o outro, cativar não é seqüestrar é prender o outro na liberdade do amor. Cativar é deixar o outro livre, mas tendo a certeza que a pessoa cativada sempre terá saudade do espaço sagrado de nosso coração. Quem seqüestra o outro permanecerá fechado em seu pequeno mundo, sem poder fugir das garras da solidão, morrerá na aridez do seu deserto sem oásis.
Uma pessoa que faz do ódio um motivador pra vencer desafios, será com certeza um acumulador de derrotas. Quem não sabe perdoar não terá compaixão, talvez nem de si mesmo nem do seu semelhante. O amor é a resposta correta, o remédio eficaz, a terapia eficiente; o amor é potente, porque é capaz de reconstruir o que o ódio arruinou. O poeta escreveu e eternizou em uma canção que “é preciso saber viver”. Eu digo que não! Digo que é preciso saber amar, pois só quem aprende a amar, sabe viver
Quem não sabe amar, será um peso no mundo, um zero a esquerda. Alguém que vegetou e que já morreu sem saber.


Vitório Evangelista Chaves

Nenhum comentário: