sexta-feira, 28 de maio de 2010

Violetas

Há Alguns anos atrás, vivi momentos de muito sofrimento, para aliviar a dor decidi que iria cultivar Violetas; pois eram plantas muito delicadas e de flores belas. Achei que seria também uma ótima terapia para quem deveria prescindir do passado, olhar para o futuro e enxergar novas possibilidades de ser feliz.
Com as Violetas eu aprendi uma coisa muito interessante: desenvolver a paciência. Sem dúvidas, as flores são lindas, mas para poder contemplar é preciso paciência para cultiva-las. Se você coloca água em demasia ela ficam melando e as folhas caem, se a água é pouca elas morrem; sê ficam longo tempo exposto ao sol, queimam, sem sol não consegue florir. Tudo precisa ser na hora certa e na medida certa.
Assim também são os nossos relacionamentos, seja qual for o nível deles; sejam amizade, namoro ou casamento. Para colher as mais lindas flores no coração do outro é preciso antes semear sementes de amor, carinho e respeito. É preciso também aduba-las com o adubo da paciência, rega-la com a água da dedicação e deixar que os raios da admiração iluminem o cotidiano.


Vitório Evangelista Chaves.