domingo, 11 de dezembro de 2011

Terceiro domingo do Advento

Terceiro domingo do advento. Ano B
Leituras: Isaias 61,1-2ª.10-11 1Tess 5,16-24 Evangelho de João 1,6-8.19-28
As leituras desse terceiro domingo do advento nos envolvem em uma atmosfera de alegria, missão e testemunho.
Na leitura do profeta Isaias, o Servo de Javé exulta absorta na mais pura alegria, pois o Senhor havia feito repousar sobre ele a graça do Espírito para poder anunciar a boa nova aos humildes. O anúncio do Evangelho é o ponto fundamental do ministério profético, quando o anúncio e feito, as feridas do corpo e da alma são curadas, os cativos, dos traumas e complexos são libertos, os que estão presos em sentimentos negativos são soltos e os cegos que não conseguem ver a beleza da vida passam a enxergar.
É preciso, no entanto, que nós os batizados, tenhamos consciência que somos portadores de um bem incomensurável: o dom do Espírito Santo. O Espírito repousa sobre nós é nos torna arautos do Reino, Ele, o Espírito, coloca em nós corações uma mensagem de paz, para proclamarmos com nossa vida e nossos lábios. É momento de anunciar o “tempo da graça do Senhor.”
Paulo, na primeira carta aos Tessalonicenses, não só reforça o convite a alegria, mas nós da o roteiro para perseveramos nela. “Rezai sem cessar.” Esse é o caminho para a perseverança no estado de alegria. A oração é o meio de estreitarmos nosso relacionamento com Deus, de nos tornarmos conhecedores de sua vontade. A oração que tem um de seus pontos a ação de graças e agradecer a Deus em todas as circunstancias de nossa vida. Não somente quando os ventos são favoráveis, mas quando eles sopram ao contrario, comprometendo nossa viagem no mar da vida.
João Batista é o exemplo para nós, os fariseus estavam atrás de alguém que tinha títulos: Messias, Elias e Profeta. Para o Batista, o importante não era os títulos, mas o testemunho daquele que ele experimentou, antes mesmo de conhecê-lo fisicamente. O que credencia João como evangelizador, não eram os títulos, mas o testemunho que ele trazia. Que evangeliza, não pode ser apenas um portador de palavras, mas portador de testemunho, alguém que tenha feito sua experiência pessoal de Salvação em Cristo Jesus
João se dizia voz que clama no deserto, sim isso mesmo, ele dava voz a Palavra poderosa que nasceu do ventre de Maria. O evangelizador é apenas a voz, mas não uma voz estéril, ou uma voz que ressoa uma palavra puramente humana, mas a voz que ressoa a Palavra de Deus encarnada, Palavra que se humanizou sem deixar de ser divina.
Como João, o Batista, nós somos chamados a mostrar Jesus presente no meio do povo!

Um comentário:

Adryanna_musica disse...

Maravilhoso o chamado de João Batista que deve se relembrado por nós todos os dias..."Preparai o caminho do Senhor." Muito bom esta reflexão proposta no Blog. Deus o abençoe!