domingo, 4 de dezembro de 2011

Segundo Domingo do Advento

Segundo domingo do advento – Primeira leitura Isaias 40,1-5. 9-11. Segunda leitura 1Pd 3,8-14. Evangelho MC 1,1-8

A profecia de Isaias nesse segundo domingo do advento é como a introdução de um texto. Quando vamos ler um livro, a introdução do mesmo é muito importante, pois podemos ser motivados a ler, ou não, caso a introdução não seja motivadora. A introdução precisa nos mostrar em traços rápidos as maravilhas que vamos experimentar ao longo do desenvolvimento da leitura.
A Igreja vivendo o seu carisma profético é sem dúvida essa alegre mensageira que sobe a alta montanha para anunciar a esperança nesse tempo de advento. Como em um novo êxodo somos chamados a abrir um caminho novo, a rasgar não mais o mar vermelho, ou tão pouco o deserto ardente, mas o nosso coração. Nesse novo caminho que se abre, não somos nós que marchamos para entrar na terra da promessa, mas a terra da promessa é que entra em nosso coração, em nossa realidade humana.
Em sua carta apostólica, Pedro nos indica o caminho da conversão como meio de vivenciar toda plenitude dessa promessa de Deus. Ao mesmo tempo em que nos indica o caminho da conversão ele nos mostra quatro pontos fundamentais para esse ato: “sede compassivos, fraternos, misericordiosos e humildes”. Observando esses quatro pontos em nosso cotidiano, vamos está vivendo como filhos da promessa, herdeiro das bênçãos divinas.
A conversão é o grande apelo da pregação de João Batista, pois a falta de arrependimento é o grande obstáculo que nos impede de experimentar a novidade de Deus em nossa vida. O destaque no ministério de João é sem dúvida nenhum o batismo, pois ele marcava o fim de um comportamento pecaminoso e o inicio de uma vida nova.
João em sua profecia, aponta-nos para a grande novidade: “depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu”. É como uma apresentação teatral, onde o contra regra fecha a cortina de um cenário e abre o novo cenário para continuidade do espetáculo. João mostra o Verbo encarnado, Jesus Cristo o Filho de Deus. Jesus é o céu da promessa que entra na terra de nossa escravidão para dar-nos a liberdade de filhos de Deus.
Portanto, não podemos mais adiar nossa conversão, Deus em sua infinita misericórdia se revela plenamente a cada um de nós pela encarnação de seu Filho Jesus Cristo. Preparemos então um caminho novo, vamos endireitar nossa vereda, para que o Senhor entre definitivamente em nossa existência.

Nenhum comentário: